PSI PRÓ – UM PASSO À FRENTE!

Onde as Forças de Segurança Pública devem estar?
Um passo à FRENTE, ou um passo atrás?

 

No mundo inteiro os governos incentivam o desenvolvimento de novas tecnologias, equipamentos que sejam mais efetivos na incapacitação de infratores e ao mesmo tempo preservem significativamente as vidas humanas. As forças policiais do mundo moderno necessitam de instrumentos mais alinhados com a doutrina não letal estabelecida pelos organismos internacionais de proteção aos direitos humanos e que, ao mesmo tempo, respondam as demandas operacionais.

OS ESPARGIDORES PSI PRÓ DEMONSTRAM INEQUIVOCAMENTE A CAPACIDADE CRIATIVA DO POVO BRASILEIRO, POIS É UM PRODUTO QUE ESTÁ NA VANGUARDA DAS TECNOLOGIAS NÃO LETAIS A NÍVEL GLOBAL. O que é motivo de orgulho, pois o desenvolvimento deste equipamento de ponta não dependeu de incentivos governamentais, como ocorre em outros países.

A tecnologia não letal (TNL) PSI PRÓ, sobretudo na sua versão em JATO DIRECIONADO PARA EMPREGO MULTI AMBIENTE, é superior em todos os aspectos ao spray de pimenta, sendo a clava não letal mais indicada para equipar em carga pessoal TODO agente de segurança pública brasileiro (e não apenas o policiamento de choque), como alternativa não letal ao uso da arma de fogo, de acordo com as diretrizes contidas na Lei Federal nº 13.060/2014. Confira os 15 diferenciais deste produto inovador:

ASPECTOS OPERACIONAIS:

1. ALCANCE DO JATO

Um raio de ação mais longo é uma demanda primordial para assegurar a integridade física do agente de segurança pública, tendo em vista que uma distância inferior a 3,5 metros do alvo representa risco eminente de luta corporal com o infrator. Deste modo, a incapacitação a uma distância de segurança, permite que o contato físico com o alvo, para seu algemamento, seja executado sem maiores transtornos.

psiprofoto12. EMPREGO MULTI AMBIENTE

A utilização do spray de pimenta ainda que em versões de espuma ou gel produz um forte e desagradável odor afetando inocentes e demais agentes de segurança pública que estejam no mesmo recinto. Considerando que as operações de segurança pública podem ocorrer em diversos sítios, incluindo espaços confinados e/ou climatizados, é de fundamental importância que o equipamento não letal possa ser empregado em diversos ambientes sem afetar outras pessoas. O PSI PRÓ na versão Jato Direcionado tem esta característica, pois o odor que exala é agradável e não provoca asfixia.

3. AÇÃO PONTUAL SOBRE ALVO ESPECÍFICO

Proteger os inocentes é o principal aspecto da nobre missão dos agentes de segurança pública, portanto é imprescindível que um equipamento não letal permita uma ação pontual sobre o indivíduo infrator. A precisão do jato direcionado do PSI PRÓ e o fato de não contaminar o ambiente permite uma operação mais eficaz sem danos adicionais.

4. PRESERVAÇÃO DOS RECINTOS APÓS O USO

As operações policiais podem ocorrer em recintos como: ônibus, trens, aeronaves, embarcações, estabelecimentos comerciais, repartições públicas, agências bancárias, unidades prisionais, escolas e residências, entre outros. Assim é conveniente que estes recintos permaneçam utilizáveis após o emprego do equipamento não letal, para evitar transtornos para a população inocente. O spray de pimenta fica impregnado em superfícies porosas e permanece “atuando por dias” nos recintos em que foi utilizado. Já o odor residual do PSI PRÓ é agradável e suave, de modo que as pessoas podem utilizar os ambientes sem qualquer restrição logo após a sua utilização.

5. RÁPIDA CONDUÇÃO DO INDIVÍDUO DETIDO

A remoção dos detidos para a Delegacia de Polícia é um momento crucial nas operações, devendo ser efetuada o mais breve possível para evitar eventuais reações diversas dos populares presentes. A remoção de um indivíduo que foi alvo do spray de pimenta é algo complicado de ser executado, pois a guarnição da viatura será afetada por este agente químico durante o deslocamento. O PSI PRÓ possibilita realizar a remoção sem afetar o efetivo policial que está realizando a condução do infrator.

6. EFETIVIDADE DOS SINTOMAS

A sintomatologia do PSI PRÓ é muito similar àquela produzida pelo spray de pimenta, contudo o sintoma da ardência ocular é mais intenso e forte, provocando o fechamento involuntário dos olhos. A versão JATO DIRECIONADO PARA EMPREGO MULTI AMBIENTE é completamente inofensiva ao sistema respiratório, já a versão NÉVOA EM FORMATO DE CONE, cuja dispersão do princípio ativo ocorre em gotículas mantidas em suspensão no ar, produz também o sintoma da sensação de asfixia, contudo com um nível de toxidade baixíssimo devido a graduação alimentícia dos componentes da fórmula.

psiprofoto2

ASPECTOS HUMANITÁRIOS:

7. NÃO LETALIDADE MESMO EM EXPOSIÇÃO AGUDA

O maior dos inconvenientes do spray de pimenta é justamente a possibilidade real e comprovada de gerar óbitos e/ou lesões. Por isso os fabricantes orientam para a aplicação de “jatos de meio segundo” para evitar consequências não desejadas, especialmente em asmáticos e cardiopatas. De fato, a hiperdosagem das capsaicinas é um fator de risco até mesmo para os indivíduos saudáveis. Ora, no calor das operações policiais, onde a pressão psicológica é extrema, é inaceitável exigir que o agente de segurança seja capaz de dar “jatos de meio segundo”. Portanto o agente químico incapacitante deve garantir a sua não letalidade mesmo em casos de exposição aguda. A Anvisa analisou o PSI PRÓ e emitiu nota técnica atestando que o mesmo não oferece qualquer risco à saúde humana ainda que em caso de exposição aguda.

8. PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE / NÃO CAUSAR SOFRIMENTO ALÉM DO NECESSÁRIO

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e a Anistia Internacional vem condenando sistematicamente a utilização do spray de pimenta ao longo dos últimos anos. A Anistia Internacional inclusive o considera um “instrumento de tortura”, precisamente pelo não atendimento ao princípio da reversibilidade. De fato, o princípio ativo do spray de pimenta é de difícil descontaminação, exigindo além da água, a utilização de substâncias para viabilizar a sua remoção (sabão neutro ou bicarbonato de sódio), que dura cerca de 40 minutos e que inicialmente potencializa os sintomas. Ainda pior! Para o sintoma de asfixia não existe antídoto, e seus efeitos perduram por até um dia… Deste modo o spray de pimenta está bem longe de atender o requisito de “não causar sofrimento além do necessário” para conter a ação agressiva, previsto nas atuais doutrinas dos Direitos Humanos. O antídoto do PSI PRÓ é tão somente a água. Sua descontaminação ocorre em até 5 minutos e o alívio dos sintomas são sentidos imediatamente após o início do processo de descontaminação. Graças a esta solubilidade em água e à graduação alimentícia da fórmula, o sintoma da sensação de asfixia (produzida apenas pela versão em névoa) ocorre naturalmente pela produção e expectoração de muco no período de 30 minutos sem deixar qualquer sequela no indivíduo.

ASPECTOS JURÍDICOS:

9. EVITA PROCESSOS POR ÓBITO OU LESÕES

A existência da Nota Técnica nº 017/2015-GGTOX expedida pela Anvisa é uma SEGURANÇA JURÍDICA para o Erário, visto que elimina o risco de responsabilização do ente público devido a lesões ou óbitos decorridos das operações policiais. Efetivamente, o agente de segurança pública, dispondo de um meio eficaz e comprovadamente não letal para o uso progressivo e racional da força, alternativo à arma de fogo, será capaz de reduzir significativamente os desdobramentos futuros indesejáveis.

ASPECTOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS:

10. AQUISIÇÃO RÁPIDA E DESCOMPLICADA

Os governos apresentam uma demanda crescente por agilidade e desburocratização nos seus processos. Neste contexto, a condição do PSI PRÓ como PRODUTO NÃO CONTROLADO pelo DFPC representa um poderoso aliado nesta missão, visto que a aquisição pode ser realizada diretamente ao fabricante sem a necessidade de processos complementares.

11. COMPOSTO QUÍMICO BIODEGRADÁVEL

A demanda para preservação do meio ambiente é uma outra diretriz importante a ser considerada nas aquisições realizadas pelos entes públicos. O composto químico do PSI PRÓ é naturalmente biodegradável, deste modo o mesmo não agride o meio ambiente.

12. GARANTIA DE 5 ANOS E LOGÍSTICA REVERSA

O PSI PRÓ é garantido por 5 anos, tanto para a validade do composto químico como para o perfeito funcionamento dos componentes mecânicos, protegendo assim o investimento feito pela Administração Pública. Ainda no aspecto da sustentabilidade ambiental, a Poly Defensor realiza a logística reversa das embalagens utilizadas enviando os componentes plásticos e metálicos para a reciclagem.

13. INVESTIMENTO DOS RECURSOS PÚBLICOS EM EQUIPAMENTOS DE PONTA

Os órgãos de controle condenam veementemente a aquisição de equipamentos antigos e obsoletos pelos órgãos públicos, recomendando a salutar aplicação dos recursos públicos na aquisição de equipamentos de ponta, orientando para o investimento em produtos modernos e de qualidade. Considerando todos os predicados e diferenciais do PSI PRÓ há que se questionar o que é melhor adquirir: Um equipamento totalmente não letal, ou um que é apenas menos letal? Um equipamento perfeitamente alinhado com as melhores doutrinas dos Direitos Humanos, ou uma que é considerada instrumento de tortura pela Anistia Internacional? Uma tecnologia do século XXI, ou uma da década de 80?

14. MARKETING INSTITUCIONAL

A opção por um EQUIPAMENTO TOTALMENTE NÃO LETAL, perfeitamente alinhado com as melhores e mais modernas doutrinas dos Direitos Humanos, passa indubitavelmente uma mensagem para a sociedade acerca do compromisso da instituição com a redução da letalidade nas operações policiais. A utilização do PSI PRÓ pelos agentes de segurança pública é um grande promotor da desejada cultura da paz de dentro para fora das forças policiais, revelando-se como um positivo marketing institucional de uma corporação cada vez mais cidadã.

ASPECTOS FINANCEIROS:

15. A MELHOR RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO

Qual o valor de uma vida humana preservada? Quanto vale a integridade física e psicológica do profissional de segurança pública? Quão importante é a segurança jurídica para o Poder Público? Qual a dimensão da propagação da cultura não letal no âmbito das corporações policiais? Estes fatores, por si só, justificam um investimento adicional destinado a adquirir uma tecnologia de ponta diferenciada. Todavia, o custo de aquisição do PSI PRÓ é, por vezes, inferior ao similar spray de pimenta em espuma ou gel.

Para maiores informações, contate-nos!

Powered by themekiller.com